Malária x Viagens
- Dra Lígia Araújo
- 7 de nov.
- 2 min de leitura
Saiba o que você precisa saber sobre viagens para locais endêmicos para a malária.
A malária é uma doença transmitida por mosquito e é endêmica em diversos países localizados sobretudo em regiões tropicas e subtropicais (83 países).

Os sintomas da malária geralmente aparecem 7 a 30 dias após ter sido picado pelo mosquito infectado.
Os sintomas se assemelham a diversas doenças (febre, calafrios, tremores, sudorese, dor de cabeça; podendo haver sinais e sintomas mais graves - falta de ar, hipotensão, convulsão, hemorragia...).
Por esta razão, é fundamental informar ao médico se você viajou recentemente para regiões endêmicas para malária, caso você apresente alguns desses sintomas durante ou após retornar da viagem. Principalmente se você mora em local não endêmico para esta doença.
Em áreas endêmicas para a malária a letalidade da doença é baixa, pois é diagnosticada e tratada prontamente; 90% dos casos de malária em áreas não endêmicas são casos importados de regiões endêmicas.
A letalidade da malária em áreas não endêmicas pode ser até 51 vezes maior que em áreas endêmicas, devido ao atraso no diagnóstico e início do tratamento.
Por ser uma doença incomum nas regiões não endêmicas o profissional de saúde irá incluir esta possibilidade na hipótese diagnóstica se você informá-lo por onde andou nas últimas semanas, e então ele poderá solicitar exames para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Não há vacinas para adultos, mas a malária tem tratamento eficaz.
Para prevenir de ser infectado evite áreas com criadouros de mosquito aparente, use camiseta de manga longa e calças, use repelentes, e busque reservar acomodações com condições mínimas de saneamento, telas em portas e janela, e presença de cortinado/ mosquiteiro sobre o leito.
Ambientes com informações de borrifação residual do ambiente interno e mosquiteiros com impregnação de inseticida de longa duração também são medidas adequadas para a prevenção contra a presença de vetores.
A infecção por malária na gestante pode causar desde baixo peso ao nascer até aborto espontâneo, sendo portanto não recomendável viagens para estas localidade no período da gestação.
Caso esteja planejando uma viagem para área endêmica para a malária agende uma consulta para uma avaliação individualizada e maiores informações.
Por Dra Lígia
Fontes: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/m/malaria/situacao-epidemiologica-da-malaria



Comentários